Spirulina – O que é e os Benefícios de Consumir

O peso é o principal inimigo de muita gente. Para vencer a guerra contra a balança é necessário toda a ajuda possível, principalmente quando envolve a saúde. Há vários tipos de dietas para perder peso, mas também existe suplementos como a Spirulina que ajudam a acelerar o processo.

Além do emagrecimento, também promove bons proveitos na saúde e na definição corporal. É considero um superalimento, já que possui tantos benefícios para o organismo. No entanto, precisa ser consumida com cuidados! Por isso continue a leitura desse artigo para saber tudo sobre esse suplemento!

spirulina

O que Spirulina

A Spirulina é uma cianobacteria, ou seja, é uma bactéria fotossintetizante. É popularmente conhecida como alga verde-azulada. Começou a ser usada pelos astecas e, é uma forte candidata a ser cultivada pela NASA para consumo dos astronautas. Afinal, é um superalimente que promove a saciedade.

Essa bactéria vive principalmente em lagos e rios com pH elevado, existindo vários tipos. A mais comercializada (e consumida) é a  Arthrospira platensis, encontrada na África, Ásia e também na América do Sul. Já na América Central encontra-se com mais facilidade o tipo Arthrospira máxima.

Ela serve para ajudar no emagrecimento, além de combater a desnutrição, já que é um alimento bem completo. Ela possui vários nutrientes, sendo um fonte de proteína alternativa. Quem é vegetariano consome com frequência, já que ela possui tanto ou mais proteínas que a carne vermelha.

Benefícios de consumir

A lista de benefícios da Spirulina é bem extensa! Veja algumas das principais vantagens em incluí-la em sua rotina alimentar:

Spirulina emagrece

Você sabia que a falta de nutrientes é a principal responsável pelo consumo excessivo ou até mesmo a fome ou vontade de comer a toda hora? Ao ingerir esse suplemento você estará abastecendo o seu organismo com os nutrientes que ele precisa. Isso promove a saciedade e diminui a compulsão por comer, contribuindo consideravelmente para perder peso.

Por ter poder de desintoxicação, ela é boa para limpar o organismo de várias impurezas e substâncias potencialmente tóxicas. Sabe-se que o detox não promove o emagrecimento, mas auxilia, já que elimina as coisas desnecessárias para o bom funcionamento do organismo.

Auxilia da definição corporal

A proteína tem um papel importante na construção dos músculos. Como a Spirulina têm esse macronutriente em grandes quantidades, é excelente para quem quer ganhar massa e definir o corpo. Vale frisar que por possuir antioxidantes, também contribui para conter a fadiga muscular.

É boa para o coração

Sua composição ajuda a controlar o colesterol e a pressão alta. Por sua vez, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame, problemas comuns e com grande incidência de mortes.

Combate a anemia

Por ser um superalimento rico em muitos nutrientes, vitaminas e minerais, a Spirulina é ótima para combater a anemia e também a desnutrição. Isso acontece porque esse suplemento é capaz de aumentar os níveis da hemoglobina, melhorando também o sistema imunológico.

Há ainda outros benefícios, como:

  • Aliviar a rinite;
  • Combate a cândida;
  • Combate o câncer.

Como consumir Spirulina

Esse suplemento é encontrado em forma de pó ou cápsula. É facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, nutricionais, farmácias ou até mesmo em grandes supermercados.

O consumo irá variar de acordo com sua necessidade e o tipo adquirido. Geralmente, o valor diário fica entre 1 a 8g, dependendo de cada objetivo. O ideal é consultar um nutricionista para adequar a dose juntamente com a alimentação, melhorando ainda mais os resultados da sua dieta.

As cápsulas devem ser consumidas meia hora antes das principais refeições, sendo elas café da manhã, almoço e jantar. Já a opção em pó pode ser acrescentada em preparações como em sucos, vitaminas, frutas ou outros alimentos.

O consumo da Spirulina pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente se a dose for elevada demais. No geral, quando acontece causa enjôo, vômitos ou diarréia. Atente-se também a possíveis (e raras) reações alérgicas. Ao perceber que algo está errado, suspenda o uso imediatamente e procure um médico.

É importante frisar que grávidas, mulheres em fase de amamentação e crianças não devem consumir esse suplemento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply