Silicone para cabelo – Pra que serve? Como Usar? Dicas Aqui

O cabelo é uma preocupação mundialmente feminina. Ter os cabelos escovados, alinhados, sem frizz, sem pontas duplas e devidamente hidratados é prioridade de muita gente. É comum que os armários dos banheiros estejam lotados de produtos para os fios, entre eles, o silicone para cabelo.

O silicone para cabelo é muito usado com o intuito de reparar as pontas duplas e disciplinar os fios rebeldes, mais conhecido como frizz após chapinha ou secador. Mas será que a função é essa mesmo? E será que faz bem ou mal para os cabelos? Conheça melhor o produto queridinho da mulherada e veja se vale a pena usar:

O que é silicone para cabelo

Muita gente usa o silicone com o intuito de restaurar os fios, dar brilho, reparar pontas e eliminar o frizz. No entanto, nem tudo isso é verdade.

A função do silicone para cabelo é proteger os fios termicamente. Ele é resistente a altas e baixas temperaturas, sendo um ótimo aliado antes de passar a chapinha ou o secador. O que acontece é que muita gente faz o contrário, usando o produto para finalizar, quanto na verdade deveria ser antes do procedimento para proteger dos danos causados pelo calor.

silicone cabelo pra que serve

Ele cria uma camada protetora, invisível. Mas se não for usado com cuidado, dá uma sensação de cabelo, oleoso, sujo e até mesmo sem brilho quando usado com muita frequência. E o pior é que quando o silicone não é retirado adequadamente, essa mesma camada protetora impede que produtos hidratantes penetrem no fio.

O silicone não é uma substância hidratante e nem possui propriedades benéficas em termos de hidratação e reparação para os cabelos. Os fios podem até parecer mais bonitos depois de usá-lo, isso é porque ele pesa o fio, deixando mais alinhado e cola as pontas duplas e danificadas. Mas o efeito é como uma maquiagem e sai na próxima lavagem.

Para que serve o silicone para cabelo

O silicone para cabelo serve para proteger os fios das agressões sofridas pela alta temperatura da chapinha e do secador. Também protege contra outros agentes, como a poluição, sol, piscina e mar.

Ele também tem a função de garantir o brilho instantâneo. No entanto, reforço a importância de usar com moderação, pois o excesso causará a impressão de fios sujos e oleosos. Quanto ao frizz, ele o reduz porque combate a eletricidade estática, responsável por deixar os fios arrepiados, principalmente após o uso do secador e da chapinha. Mas, para aproveitar esse benefício, deve ser usado antes do procedimento e não depois.

silicone protege o cabelo

A impressão é de que o silicone ajuda a hidratar os fios. Mas o que acontece é que sua camada protetora permite deixar a água dentro da fibra capilar, mantendo os fios hidratados. Isso aumenta o efeito condicionante, facilitando na hora de pentear. Mas, por si só, o silicone não serve como hidratante, nem como restaurador.

Como comprar o silicone para cabelo

Existem dois tipos de silicone para cabelo: os solúveis em água e não solúveis. O melhor para o cabelo são os solúveis. Os mais recomendados são:

  • Copolyol Dimethicone;
  • Lauril Cpolyol Methiocone;
  • Proteína hidrolisada do trigo (Hydroxypropyl Polisioxano);
  • PEG-3 Dimethicone;
  • Dimethicone PEG-8 Phosphate;
  • Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate;
  • PEG-7 Dimethicone.

Você encontra o silicone para cabelo nas principais lojas de cosméticos do Brasil. Seja aí em sua cidade ou também online. Eles normalmente são vendidos como reparadores de ponta.

Como aplicar

benefícios silicone cabelo

A forma correta de aplicar o silicone para cabelo é antes de usar a chapinha e/ou secador. Afinal, o produto é um termo protetor e não um finalizador, como muita gente acredita. Ao ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, ele cria a camada protetora e ajuda a mandar a umidade do fio, mas quando exposto a altas temperaturas.

O produto deve ser aplicado desde a raiz até as pontas. No entanto, sempre use com moderação. É importante reforçar: o uso excessivo do silicone causa um efeito contrário ao esperado. Ele irá dar a sensação de cabelo oleoso e pesado. E, ao longo do tempo deixará o fio sem brilho e fraco.

Quem usa silicone com frequência deve lavar muito bem os fios para retirar o produto por completo. Por isso a importância de usar silicone solúvel. Caso contrário, ele ficará acumulado e prejudicará a aparência e a saúde do cabelo.

Experimente usar o silicone antes da chapinha e veja o resultado final. A finalização será muito melhor e o resultado será um fio protegido e sem frizz.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply