Menstruação – O que Você Precisa Saber

A menstruação é caracterizada pela descamação das paredes internas do útero, isso ocorre quando o óvulo não é fecundado pelo esperma e a gravidez, não acontece.

Geralmente, o menarca (início da menstruação) ocorre entre o 11º ao 15º ano, depois disso, ela será recorrente todos os meses até a menopausa (fim da menstruação) que acontece entre os 45 e 50 anos da mulher.

O ciclo menstrual feminino pode variar de 21 a 28 dias, no início de cada ciclo, o útero passa por transformações que incluem o revestimento vascularizado que vai abrigar o embrião no período de gestação, caso o óvulo for fecundado pelo esperma.

Quando a gravidez não acontece, esse revestimento vascularizado, chamado de endométrio cai dando início a menstruação. Ou seja, essa parede seria o alimento do embrião, por isso, mulheres grávidas tem sua menstruação cessada.

Qual é a cor normal da menstruação?

Por mais que a mulher tenha que lidar com a menstruação todos os meses, é comum haver muitas dúvidas devido as alterações nas cores do sangue que podem ocorrer.

A cor normal da menstruação é vermelho vivo e fluído, sem muitos coágulos, mas isso não quer dizer que as variações sejam totalmente anormais, entretanto, ela pode revelar algo sobre a saúde feminina. Veja:

Menstruação clara, rosada, aguada

Não significa nada de anormal, apenas um dia de fluxo menor. É uma condição tida como normal, pois está diretamente ligada a concentração da menstruação com as secreções naturais da vagina da mulher, quando elas se misturam, podem dar essa colocação mais clara

Na realidade, essa cor indica que o fluxo menstrual está menos intenso.

Menstruação escura (Bordô)

A menstruação é vermelha, mas quando ela está muito escura, com a tonalidade semelhante ao vinho, bordô ou até mesmo preta também pode ser relacionado ao fluxo menstrual menor e lento.

O sangue sofre alteração de cor quando ele demora para passar no canal, sendo assim, ele fica mais propenso a ação das bactérias e fungos da região.

Isso geralmente ocorre no começo ou no fim do ciclo, caso a menstruação escura insistir nos demais dias, pode ser sinal de algum problema de saúde, inclusive a endometriose.

É aconselhado buscar orientação de um ginecologista.

Menstruação Marrom

Essa cor pode indicar que um fluxo menstrual mais forte está por vir, é preciso ter cuidado se ela acompanha tons amarelados, se esse for o caso, é um sinal de infecção e um médico deve ser consultado.

A menstruação marrom é comum no início ou fim do ciclo, especialmente em mulheres que usam anticoncepcional, mas também podem indicar gravidez ou outros problemas de saúde como: Lesões no colo do útero ou endometriose.

Caso aconteça com frequência, é ideal procurar um ginecologista.

Menstruação borra de café

Esse tipo de cor menstrual pode ser ocasionado por alterações hormonais, uso de anticoncepcionais e o primeiro sinal de gravidez, especialmente quando ocorrem escapes fora do período proveniente da nidação.

Outros problemas que podem estar relacionados a borra de café são as lesões ou miomas no colo do útero, bem como a endometriose.

Percebendo essa alteração em mais de um ciclo, busque orientação médica.

Como fazer a menstruação descer?

Além da gestação e da menopausa, existem outros fatores que podem cessar a menstruação temporariamente que são: Desnutrição, desequilíbrios hormonais, questões emocionais e doenças orgânicas.

A crença popular elegeu alguns chás e alimentos que são capazes de fazer a menstruação descer, contudo, isso nem sempre funciona para todas as mulheres. Além disso, antes de ingerir esses compostos, é fundamental que a mulher faça um exame de gravidez.

Confira os alimentos que fazem a menstruação descer:

  • Brócolis
  • Frutas cítricas
  • Tomate
  • Pimentão
  • Folhas verdes escuras
  • Canela
  • Manjericão grande
  • Poejo
  • Salsinha
  • Artemísia

São indicados fazer chás de infusão com alguns desses ingredientes, confira:

1- Chá de Salsinha

  • 1 copo de água fervente
  • ¼ de xícara de salsinha picada

Modo de preparo: Despeje e a água sobre a salsinha e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.

2- Chá de Canela

  • 1 canela em pau
  • 1 xícara de água

 

Modo de preparo:  Coloque um pau de canela em uma panela com água e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Retire a canela em pau e beba em seguida.

 

3- Chá de Manjericão grande

 

  • 2 colheres de sopa de folhas de manjericão
  • 1 xícara de água fervente

 

Modo de preparo: Jogue a água fervente por cima das folhas de manjericão, deixe por infusão por 5 minutos. Coe e beba.

 

Como calcular o período fértil?

É durante o período fértil que a mulher consegue engravidar, geralmente, ele acontece entre 12 ou 14 dias antes da menstruação e dura aproximadamente de 6 a 7 dias, ou seja, são poucos dias do mês em que a gestação pode ocorrer.

Para quem está tentando ou não quer engravidar, é fundamental aprender a fazer esse cálculo de maneira mais certeira.

Fica muito fácil fazer esse cálculo se a mulher tiver um ciclo menstrual regular. Por exemplo:

A menstruação vem todos os dias 20º do ciclo , então acrescente mais 14 dias para saber o dia do período fértil. É bom colocar uma margem de segurança de 3 dias antes e 3 dias depois.

Mas, e para quem tem um ciclo irregular?

A dica é anotar durante 6 meses a 1 ano como se comporta o ciclo menstrual. Alguns são de 22 dias, outros podem alterar para 24 ou 28 dias.

Do ciclo mais curto, deve- se subtrair 18 dias, e do mais longo 11 dias, ficando assim:

Ciclo menor de 22 dias ( 22-18 = 4) e ciclo maior ( 28 -11 = 17), então o período fértil nesse caso pode ser entre o dia 4 e 17 do ciclo. Tem uma boa margem de segurança nesse cálculo.

O período fértil também pode ser calculado com testes de ovulação de farmácia. Além disso, é possível perceber um muco vaginal transparente nessa fase.

Já existem diversas calculadoras online e aplicativos no celular que fazem esse cálculo automaticamente. Mas, as mulheres que possuem um ciclo desregulado devem tomar bastante cuidado com o uso da ” tabelinha”, já que nesse caso, ela não é muito precisa.

Menstruação desregulada, o que pode ser?

Todos os meses, a menstruação aparece para as mulheres em idade fértil, para algumas, funciona como um verdadeiro relógio, sempre pontual. No entanto, para outras, ela pode desregular.

Diversos fatores podem interferir no ciclo menstrual, incluindo:

  • Obesidade
  • Questões emocionais, estresse, ansiedade
  • Dietas muitos restritivas
  • Exagero na atividade física
  • Miomas uterinos
  • Disfunções na tireóide
  • Uso abusivo de álcool ou cigarros
  • Uso de pílulas anticoncepcionais
  • Medicamentos (antidepressivos, inibidores de pressão alta);

Mudanças no estilo de vida alimentar, prática de atividade física regular e a meditação podem equilibrar o corpo e a mente melhorando os hormônios femininos.

Não deixe de procurar um médico, caso a menstruação continuar desregulada por muitos ciclos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply