Manchas na Pele – O que Elas Indicam? Como Tratar?

Quando surge uma mancha na pele é importante ficar atento as suas características como: Tamanho, formato, localização e sintomas. Essa pigmentação pode ser formada por inúmeras causas desde uma simples exposição solar até problemas mais graves como doenças de pele e o câncer.

Com o avanço da idade, é muito comum o aparecimento de pintas e manchas em diversas partes do corpo, além disso, a gravidez e os distúrbios hormonais também podem causar o aumento da melanina.

É importante saber identificar quais os tipos de manchas existem, desse modo, o dermatologista é consultado rapidamente e o tratamento pode começar de forma imediata obtendo mais chances de controle ou cura.

Tipos de manchas na pele

Primeiramente, é preciso salientar que nem todas as manchas são motivos de preocupação, entretanto, para desencargo de consciência é essencial buscar a avaliação de um dermatologista.

Segundo os especialistas, as manchas mais comuns são:

Manchas causadas pelo sol

Com a exposição aos raios solares sem a devida proteção é natural que haja um aumento na produção de melanina, com isso, as manchas aparecem. Nesse caso, a sua coloração puxa para o castanho e sua localização é direcionada ao rosto, braços, mãos e colo.

Manchas brancas

como remover manchas brancas da pele e qual a causa

Esse tipo de mancha geralmente é causada por fungos, quando não tratadas, podem se espalhar pelo corpo. Na maioria das vezes, isso acontece com pessoas com baixa imunidade, pois elas estão mais propensas a serem atacadas pelos fungos.

Melasmas

As manchas castanhas ou amarronzadas chamadas de melasmas aparecem mais na região do rosto, é muito comum na gravidez, exposição solar sem proteção e uso prolongado de anticoncepcionais.

Alergias

As manchas geralmente são vermelhas ou esbranquiçadas, além disso, coçam muito e podem conter líquido em seu interior. O quadro alérgico pode se desenvolver depois de ingerir algum tipo de alimento, medicamento, ser picado por inseto ou ter contato com plantas e pêlos de animais.

Micose

São manchas grandes que podem atingir várias partes do corpo, outra característica comum é a formação de bolhas e a descamação da pele.

Manchas vermelhas

Geralmente as manchas de pele com essa coloração indicam alergias  à cremes, perfumes e bijuterias. Em alguns casos, pode ser originada de alguma doença de pele como a dermatite e  rosácea.

Manchas de envelhecimento ( Senis)

Com o passar dos anos a pele perde a capacidade de filtrar as células defeituosas e com isso, ela não consegue mais se defender do sol aumentando as chances de adquirir as manchas. Mas, elas também são o resultado de uma vida inteira de exposição solar sem proteção.

Na maioria do casos elas aparecem no rosto, colo, dorso das mãos, antebraços e pescoço.

Manchas causadas pela diabetes

São escuras e aveludadas, em geral  surgem nas axilas, dobras do braço e frente das pernas.  Elas aparecem quando o organismo possui grande quantidade de açúcar no sangue.

Manchas que indicam doenças

  • Psoríase– Manchas com centro branco e bordas vermelhas, são secas, descamam e coçam.
  • Lúpus – São vermelhas, planas ou elevadas e podem aparecer em qualquer parte do corpo.
  • Rubéola – Manchas pequenas vermelhas, podem ser elevadas e coçam bastante.
  • Eczemas – Vermelhas e agrupadas, geralmente coçam e ficam inchadas.

Câncer de pele

Um dos tipos de manchas de pele mais temidos é o câncer de pele, habitualmente, elas são muito escuras e com o tempo mudam o formato, pois crescem  e são assimétricas com bordas irregulares e indefinidas.

Elas são causadas pela exposição solar em excesso sem proteção aos longo dos anos.

Tratamentos para remover as manchas da pele

A evolução da medicina permite que todas as manchas de pele tenham um tratamento eficiente com grandes chances de remoção, controle ou cura da doença que está causando o problema.

Antes de mais nada, é necessário consultar um dermatologista para prosseguir com diagnóstico e indicação do melhor método de tratamento.

Cada tipo de mancha, possui um tratamento em específico que geralmente são:

Manchas causadas pelo sol

São usados cremes clareadores à base de ácidos como o retinóico, glicólico, hidroquinona, Kojico. Caso haja necessidade, o especialista também pode indicar outros tratamentos a base de luz pulsada ou peeling para incentivar a renovação celular e devolver uma  coloração uniforme a pele.

É fundamental usar o protetor solar durante e depois do tratamento. O ideal é no mínimo fator 30 para pele morena e fator 50 para peles mais claras.

Sardas brancas

O tratamento nesse caso é feito com cremes antifúngicos indicados pelo dermatologista. O uso do filtro solar também é importante.

Melasmas

como clarear manchas escuras na pele

O tratamento desse tipo de mancha também utiliza ácidos para remove-las. Em alguns casos, é preciso mudar o método contraceptivo, caso as manchas sejam causadas pelo anticoncepcional.

Alergias

Vai depender do que está causando alergia, caso sejam os cremes, é ideal suspender, além do mais, o dermatologista vai indicar algum creme que remova as manchas e um tipo de medicamento para conter o processo alérgico.

Micoses

Cremes, antibióticos e antifúngicos completam o pacote de tratamento para esse tipo de mancha na pele. Sempre com indicação de um profissional dermatológico.

Manchas vermelhas

Caso o problema seja dermatites, é necessário usar cremes e medicamentos indicados pelo especialista. Na rosácea, o tratamentos mais utilizado é o uso de ácidos azelaico, peróxido de benzoila e retinóides.

Alguns profissionais indicam sessões de luz pulsada para reduzir as manchas.

Manchas de envelhecimento

Também são utilizados ácidos indicados pelo médico para remover as pintas, além disso, é importante evitar a exposição solar sem o uso de proteção.

Manchas de diabetes e de outras doenças

Podem ser removidas com ácidos, no entanto, o primeiro passo é controlar a doença, desse modo, elas tendem a desaparecer.

Pessoas que sofrem com qualquer tipo de doença de pele, não podem abandonar o acompanhamento médico.

Câncer de pele

O tratamento vai depender do estágio da doença, o dermatologista e o oncologista atuam em conjunto nesse caso.

Dê atenção as manchas de pele, avalie se ela está mudando de aspecto, coloração e tamanho. Não deixe de procurar ajuda de um dermatologista e usar sempre o filtro solar.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply