Lábios ressecados – Principais Cuidados

Os lábios ressecados são um problema muito comum e incomodam muita gente! As causas são diversas, desde desidratação até mesmo reações alérgicas. Os cuidados com os lábios envolvem desde uma boa alimentação até mesmo a aplicação de alguns produtos, tudo dependerá da origem do incômodo.

Entenda melhor sobre essa situação e saiba como tratá-la:

labios ressecados

Causas dos lábios ressecados

A pele na região da boca é muito fina, chamada de semimucosa, que não possui queratina. Por esse motivo ela não possui tanta elasticidade, ressecando mais facilmente. O problema é mais comum no inverno, já que durante essa estação o clima é mais seco, sem umidade, com vento e também frio.

Em resumo, as principais causas do lábio ressacado são:

  • Frio;
  • Clima seco;
  • Vento;
  • Exposição ao sol;
  • Desidratação.

Como tratar os lábios ressecados

O primeiro impulso para ajudar nos sintomas contra os lábios ressacados é passar a língua, para deixá-los mais úmidos. Momentaneamente é possível sentir o alívio, mas isso só irá prejudicar e agravar ainda mais a situação. Isso acontece porque a saliva possui muitas enzimas digestivas que agridem a mucosa, deixando-a mais exposta ao ressecamento.

O melhor tratamento é hidratar a pele e a própria boca. Isso ajuda a garantir a proteção da semimucosa. Aumente a ingestão de água durante o dia para combater a secura e melhorar os sintomas. Beba mais água durante o dia e em breve você perceberá a melhora.

Use batom

O batom não é só um item de maquiagem. Alguns produtos são feitos pensando na melhor experiência, por esse motivo possuem em sua fórmula hidratantes que podem proporcionar maior proteção labial.

Esse acessório acaba se tornando um cosmético de grande ajuda, já que cria uma barreira  contra as agressões externas, como o vento. O batom que mais ajuda na hidratação são os cremosos.

Outros acessórios podem ajudar a manter a hidratação, como a manteiga de cacau, manteiga de karité, geléia real ou ainda batons que possuem em sua composição óleos minerais e vitaminas.

Não faça esfoliação ou puxe a pele solta

Evite o impulso de puxar aquele pele que esta solta em seu lábio. Ela é incomoda, mas tirá-la não irá fazer com que sua boca volte logo ao normal. Pelo contrário, irá prejudicar a evolução da regeneração da pele.

A esfoliação também não é recomendada pelo mesmo motivo: ela irá danificar a camada protetora e puxar as pelinhas soltas. Isso irá deixar a pele ainda mais exposta e propícia a ressecamentos e também ao surgimento de feridas.

Cuidados com as feridas

Esse sintoma surge em casos um pouco mais agressivos do problema, não são todas as pessoas que possuem, mas é comum em algumas situações surgirem feridas no canto da boca devido ao ressecamento dos lábios. Essas feridas são chamadas de queilite angular.

Se o seu casos envolve o surgimento dessas feridas, significa que será preciso buscar ajuda de um dermatologista. Isso significa que houve uma inflamação na região, indicando a presença de fungos e/ou bactérias. Nestes casos a hidratação poderá ajudar no ressecamento, mas não irá eliminas as feridas, já que essas precisam de um tratamento especial.

Como prevenir os lábios ressacados

Para prevenir que o problema volte, você precisará tomar alguns cuidados básicos. Esses mesmos cuidados irão evitar que sua boca fica com inchaços, irritados e vermelhos.

Apesar do batom ser ótimo para hidratar, evite usar os que possuem duração de 24 horas. Para que o acessório fixe por tanto tempo, ele possui componentes para garantir sua durabilidade, no entanto, essa fórmula acaba provocando o ressecamento.

Ao se maquiar, crie o hábito de usar um batom hidratante, como a manteiga de cacau ou um lip balm, antes de aplicar o batom com cor e/ou o gloss. Isso ajuda garantir melhor hidratação e evita que algum componente da fórmula do botam agrida a pele.

Inclusive, tenha sempre em mãos algum produto para hidratá-lo sempre que necessário, seja no trabalho, na rua ou em casa. A dica é: tenha um no carro, na bolsa e um em casa.

Alguns cuidados que são usados no tratamento também deve seguir na prevenção, como evitar usar a saliva para “molhar” a boca e também beber bastante água para deixar o corpo hidratado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply