A importância dos exames pré-nupciais

Para oficializar a união, todo casal passa meses planejando o dia do casamento, para garantir que tudo saia de acordo com seus sonhos. Esse mesmo cuidado que os noivos têm também deveria ser recorrente quando o assunto é saúde, com ambos realizando exames pré-nupciais.

Embora nem todo casal faça os exames pré-nupciais, eles são extremamente importantes para assegurar que a saúde dos noivos esteja em dia e que possam constituir uma família sem enfrentar dificuldades por conta de doenças que não foram diagnosticadas ou corretamente tratadas.

Todo exame pré-nupcial é voltado à identificação de doenças, como as sexualmente transmissíveis e as que possam prejudicar o desenvolvimento de uma possível gravidez, podendo tratá-las com antecedência e prevenir problemas de saúde futuros.

Para investir nos exames pré-nupciais, o casal deve procurar um médico, que irá orientá-lo sobre quais os procedimentos a serem feitos. Cada um recebe uma lista de exames, que no caso da noiva é um pouco mais extensa.

Toda noiva deve fazer o famoso ‘papanicolau’, para verificar doenças como o câncer do colo do útero, além de hemograma, exames de tipagem sanguínea, glicemia, sedimento urinário e fezes, para identificar doenças como anemias, problemas renais e diabetes.

A noiva ainda faz ultrassom pélvico, para saber se há lesões no colo do útero, reações sorológicas para sífilis, que pode ser transmitida de mãe para filho e para rubéola, doença que pode provocar lesões graves no bebê, prejudicando seu desenvolvimento.

Já os exames pré-nupciais do noivo envolvem um espermograma, que possibilita o diagnóstico de doenças do sistema reprodutivo, além de procedimentos para identificar sífilis e doenças renais.

Os noivos ainda realizam mais três exames, o de hepatite B e C e HIV, que é extremamente importante, pois se trata de uma doença transmitida de pai / mãe para filho. Fazendo o tratamento adequado, o casal consegue eliminar a possibilidade de que a criança também tenha a doença.

Ao realizar todos os exames pré-nupciais, o casal pode cuidar da saúde e programar melhor a formação da família, de modo a minimizar danos com doenças que serão precocemente diagnosticas e tratadas, começando com o pé direito a vida a dois.

Muitos casais ainda nutrem um preconceito contra muitos desses exames, porém, esse preconceito deve ser deixado de lado e o foco do pensamento deve estar na saúde da família. Iniciar uma nova etapa da vida com a certeza de que está tudo certo é a melhor escolha que o casal pode fazer. Por isso, não hesitem no momento de agendar os exames pré-nupciais.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply