Estrias – Causas, Tratamentos, Tipos, Prevenção

estrias

Estrias são lesões causadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis pela firmeza da pele, ou seja, se rompem e consequentemente formam “cicatrizes”. Isso ocorre quando há um alongamento repentino da pele.

Esse rompimento é mais comum em mulheres, pelas causas serem mais recorrentes no corpo feminino. Porém alguns homens são afetados pela rápida perda ou ganho de peso. As estrias afetam diretamente na estética do corpo, assim não sendo uma complicação médica.

Acompanhe o conteúdo completo e tire suas dúvidas.

Tipos de Estria

Existem dois tipos comuns de estrias, são classificadas como: rosa, que são estrias recentes e as esbranquiçadas são as mais antigas. As estrias mais novas costumam apresentar um processo inflamatório no local e uma leve coceira, já as mais velhas não possuem nenhum tipo de inflamação. Dentro dos locais mais comuns que elas parecem, então o abdômen, quadril, costas, ombros, seios, coxas e nádegas.

Causas

  • Puberdade

A puberdade é o momento de transição que o corpo passa e sofre diferentes mudanças, as quais são muito rápidas, deixando algumas “sequelas”. Muitos meninos começam a desenvolver músculo e aumento de peso. Enquanto mulheres desenvolvem seios, quadril e coxas. Com essas mudanças repentinas o corpo tende a esticar rápido demais, causando as estrias.

  • Crescimento Muscular

A pele não está preparada para mudanças de tamanho tão rápidas, por isso o crescimento de músculo pode causar estrias.

  • Gravidez

As estrias na gravidez são muito comuns. A pele do estomago sofre uma grande mudança de tamanho em pouco tempo, causando uma ruptura e resultando em estrias.

  • Perda de Peso Súbita

A aparição de estrias não se limita apenas no ganho de peso ou aumento de tamanho, a perda de peso rápida também é uma mudança repentina que ocorre na pele, por isso as estrias aparecem.

Tratamentos

O ideal é que o tratamento seja realizado logo que elas surjam, quando ainda são rosadas. O resultado é mais garantido, entretanto, varia de caso para caso, podendo tanto haver melhorias significativas quanto pouca alteração no aspecto.

Tratamentos para estrias recentes/rosa

  • Esfoliação da pele

A função do creme é eliminar células mortas, fazendo com que sejam removidas uma pequena camada da pele, assim uma nova camada de pele lisa é formada.

  • Creme para estrias

Os cremes ajudam a manter a pele hidratada e ajudam na regeneração do tecido.

Tratamentos para estrias antigas/esbranquiçadas

  • Microagulhamento

Favorece o surgimento de uma nova camada na pele, através um rolo com pequenas agulhas, que quando passado sobre a pele estimula a regeneração.

  • Carboxiterapia

Aplicação de CO2 diretamente nas estrias, que causa um aumento direcionado da circulação sanguínea, que promove a regeneração celular.

  • Laser

Os dermatologistas gostam muito desse método por ter o resultado mais garantido. O laser penetra diretamente na pele, onde “queima” a estria. Esse processo estimula os mecanismos de cicatrização do corpo.

  • Tatuagem

Não é um método médico, mas é extremamente eficaz. Ele ficou muito conhecido por um tatuador aplicar em algumas famosas que possuíam uma quantidade significativa de estrias. O método constitui em camuflar/esconder as estrias. O tatuador utiliza uma tinta da cor da pele da cliente e assim “pinta” as estrias, trazendo resultados muita satisfatórios.

Prevenção

As estrias podem ser evitadas antes de se instalarem permanentemente. Obvio que não adivinhamos quando elas chegam, mas é sempre bom se prevenir e ficar atento(a).

  • Hidratação

Ao mantermos nossa pele hidratada, podemos mantê-la mais flexível e elástica. A hidratação vem desde tomar bastante líquido a massagear a pele com hidratante. Quando realizamos a hidratação, ocorre uma melhora na circulação e estimula o crescimento de novas camadas no tecido epitelial.

  • Hábitos Saudáveis

Esse item engloba alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Quando realizado juntos, o surgimento de estrias é quase nulo, pois seu corpo vai estar saudável, e sua pele mais bonita e forte.

  • Manter o peso

Esse item pode entra hábitos saudáveis pelo peso ser um resultado de uma dieta balanceada. Manter o peso significa ter uma vida saudável sem drásticas mudanças.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply