Lista de Casamento: Dicas para organizar sua lista de convidados

Quem já teve que fazer com certeza concorda: organizar um casamento não é fácil. E os preparativos começam com um dos itens mais difíceis de se definir para o grande dia, que é a lista de convidados. Quando os noivos informam aos pais que vão casar, logo eles se agitam para anotar nome de pessoas que não podem, de jeito nenhum, ficar fora da festa – mesmo que os próprios noivos não os conheçam. Aí existe a possibilidade de lotar muito o evento que, nem que seja para dez pessoas, já começa com um orçamento apertado.

O que fazer, então, para organizar sua lista de convidados?

Uma das principais dicas de casamento – que, inclusive, é dada pelos cerimoniais de casamento contratados pelos noivos – nesse caso é priorizar. Começar com a família próxima e os padrinhos já é um grande passo para organizar a lista de casamento. Depois deles, vêm os amigos próximos e, possivelmente, os amigos mais próximos do trabalho dos noivos. A partir daí, todo mundo que for sendo incluído na lista pode ser “quantidade de corte”, que é quando os noivos escrevem diversos nomes na lista de casamento, percebem que tem 600 pessoas para uma festa programada para 200 e tentam se adaptar à essa realidade; ou, simplesmente, sair cortando nomes da lista.

Como dissemos, os pais vão querer a todo custo chamar diversas pessoas para o casamento dos filhos, mesmo que os filhos não façam ideia da existência delas. Nesse caso, é bom agir com parcimônia: essas pessoas são verdadeiras amigas dos pais? Estar na festa é realmente importante para elas? É bom que os noivos possam conversar com os pais, também, e reiterar – sempre – o orçamento apertado. Algumas vezes será possível até jogar com a carta de que querem um evento mais íntimo (e essa desculpa vai ser ainda mais fácil de colar quando, realmente, a lista de convidados não for extensa).

O importante é fazer e desfazer a lista quantas vezes for preciso ANTES de enviar os convites, já que depois disso pega extremamente mal “desconvidar” pessoas para a festa. E é importante, também, que os noivos peçam confirmação de presença com antecedência e, também, se os convidados vão levar acompanhantes, já que essa é uma outra forma de poder ir adaptando a lista (e chamando mais pessoas) ao longo do caminho.

E você, como está organizando sua lista de convidados? Está sendo difícil lidar com os pedidos dos pais? Compartilhe suas experiências, pois elas podem ser úteis para outros noivos!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply