Descolorir cabelo em casa ou no salão? Veja nossas dicas!

Clarear os fios é uma prática muito comum entre as mulheres. Seja para deixar alguns tons mais claros ou para ficar totalmente loira. No entanto, descolorir cabelo é um processo muito agressivo, por esse motivo exige muitos cuidados antes, durante e após o procedimento. Por isso, só descolora seu cabelo se estiver disposto(a) a gastar tempo e dinheiro com as manutenções constantes.

Aqui você saberá tudo sobre o assunto e aprenderá como fazer em casa, sem danificar muito os cabelos! Confira nossas dicas para mudar seu visual:

O que você precisa saber antes de descolorir os cabelos

como ficar loira em casa

O processo de descoloração faz com que a cutícula dos fios sejam abertas, dessa forma é possível retirar a melanina, responsável por dar cor a eles. Mas, com isso também é retirado dos fios muitos nutrientes e também a massa, deixando-os mais fracos. Por isso o procedimento é considerado tão agressivo.

Procurar um cabeleireiro que saiba o que está fazendo é a melhor alternativa para evitar uma danificação total nos fios. Afinal, o primeiro passo é saber a resistência que o cabelo possui, avaliando também sua elasticidade. Para isso é feito um teste de mecha. Se o procedimento agredir muito, é recomendado que você faça uma reestruturação dos fios antes de descolorir.

Mas, se o seu cabelo estiver apto a esse tipo de química, você precisará começar a prepará-lo para deixá-lo mais claro, com uma rotina de reconstrução da estrutura dos fios, hidratação, reposição lipídica, umectação e outros procedimentos para repor os nutrientes perdidos com a descoloração.

Com os fios mais claros, a rotina de nutrição deve ser redobrada! Semanalmente aplique máscara de hidratação para recuperar a força e resistência dos cabelos. O ideal é usar é produtos com óleos e manteigas orgânicos, sem sulfatos e parabenos.

Tome extremo cuidado quando usar chapinhas e secadores. O uso de protetores térmicos será fundamental para diminuir e até evitar a quebra dos fios.

Mesmo utilizando produtos de qualidade e um profissional qualificado fazendo o procedimento, será preciso ter cuidados na manutenção dos fios. Evite o pó descolorante de farmácia, que são indicados apenas para o uso em pelos e invista em produtos bons e preferencialmente de linha profissional – o mesmo valerá para as máscaras e shampoos, que deverão ser ideal para cabelos com químicas, loiros e descoloridos.

Principais produtos para descolorir cabelos

como deixar o cabelo platinado

É utilizado uma mistura de descolorante com oxidante para chegar ao resultado desejado. O teste de mecha é importante para saber se o cabelo resiste e também o tempo que irá demorar para chegar ao tom desejado. Cabelos loiros podem fazer o retoque da raiz com água oxigenada 20, mas para descolorir o comprimento, é preciso utilizar uma água oxigenada de 30 volumes. Cabelos mais escuros podem exigir até OX volume 40.

O principal produto usado para descolorir cabelo é a água oxigenada. Para acelerar o procedimento, é natural optar por um produto que o maior volume possível, no entanto, isso irá danificar ainda mais o cabelo. O ideal é uma água oxigenada com volume 20 ou no máximo 30. Caso não chegue ao tom desejado, você poderá repetir o procedimento.

O outro produto necessário é o pó descolorante. O azul é o mais recomendado, pois ele evita que os fios fiquem com aspecto amarelado. Tem muitas marcas no mercado, escolha uma que seja boa, pois isso ajuda a diminuir a agressão aos fios. Os profissionais costumam usar L’oreal, Schwarzkopf, Keune, mas ainda existem marcas com um custo inferior e que não danificam tanto os fios, como Amend, Cadiveu, Lola Cosmetics, entre outros.

A dica para escolher o pó descolorante é olhar a fórmula. Procure um que não tenha amônia, pois essa substância é a mais agressiva para os cabelos. No entanto, ela precisa conter queratina, pois essa substância é responsável por formar e fortalecer os fios, você também pode adicionar a queratina antes de descolorir.

Se você pretende fazer apenas algumas luzes, será necessário também usar uma touca especial, aquela com furinhos. O profissional ou você pode ainda desfiar os cabelos em casa e selecionar pequenas mechas com a ponta de um pente fino.

Alguns salões utilizam produtos que permitem uma maior descoloração dos fios, sem que haja a quebra do cabelo. Esses produtos protegem os fios dos danos e permitem chegar à tons mais claros, sem que o fio se rompa. São eles – Olaplex, Fiberplex e outros produtos “Plex” com a tecnologia fiber blond.

Cuidados para descolorir cabelo em casa

como descolorir o cabelo em casa

É possível fazer o procedimento em casa, mas é importante ressaltar que o teste de mecha poderá salvar o seu cabelo. Por isso faça-o! Apenas dessa forma você saberá quanto tempo o seu cabelo precisa ficar com o produto e também se ele resistirá. Passou no teste? Então aprenda descolorir cabelo em casa:

A primeira coisa é preparar a mistura: duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada. Os kits geralmente vêm acompanhado de um dosador, mas você pode usar também uma balança para medir. Mexa bem, até ficar com uma consistência homogênea.

Com a mistura pronta, é hora de aplicar! Comece sempre das pontas para a raiz para ter um resultado uniforme. A raiz é rapidamente clareada, devido ao calor do couro cabelodo, por isso deve receber o produto por último. As machas para aplicação devem ser separadas em pequenas quantidades, caso contrário, você também não conseguirá bons resultados e seu cabelo ficará com manchas mais amareladas ou alaranjadas.

O tempo para agir vai depender do cabelo e também do tom desejado. Você saberá quanto tempo o seu cabelo precisa depois do teste de mecha. Mas lembre-se, a descoloração só clareia até 45 minutos após feita a mistura, depois desse tempo o pó continua danificando os fios mas para de clarear.

Passado o tempo necessário, é hora de lavar. Use o seu shampoo de costume e água fria para retirar todo o produto aplicado. Em seguida, use uma máscara de reconstrução, preferencialmente que contenha queratina, para repor a massa dos fios.

Descolorir cabelo em casa é bem simples, mas procurar um salão com profissionais qualificados é a melhor alternativa para evitar problemas. Afinal, um dos erros mais comuns é o tempo que o produto fica no cabelo e incompatibilidade com outras químicas.

Se deixar menos do que precisa, poderá atingir tons amarelados ou até alaranjados (dependendo da cor que o cabelo está). Se passar muito do tempo, irá danificar os fios severamente. Por isso, se tiver a opção, vá até um cabeleireiro qualificado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply