Como clarear a pele – Veja os Diversos Tipos de Clareamento de Pele

As manchas incomodam muito as mulheres a ponto de prejudicar a autoestima, especialmente quando elas estão localizadas no rosto,  pois causa muito constrangimento. Mas, a boa notícia é que existe como clarear a pele com alternativas menos custosas.

O fato é que as manchas podem estar em todos os lugares, nas maças do rosto, testa, buço, nariz, colo, embaixo dos braços, dorso da mão, entre outros. Muitas vezes, elas são desencadeadas por fatores genéticos, distúrbios hormonais e o excesso de exposição aos raios solares que podem ser um agravante na intensificação das manchas.

Uma das formas de prevenir o aparecimento de manchas na pele, é utilizar um protetor solar diariamente, mesmo que não haja exposição ao sol. No entanto, nem sempre isso é tudo, por isso, a consulta com uma dermatologista é indispensável.

Produtos que podem auxiliar no clareamento de pele

clareamento pele

Para clarear a pele é necessário usar produtos específicos, de preferência, indicados por um especialista já que receitas caseiras nem sempre funcionam para remover as manchas, especialmente as mais profundas.

O primeiro passo é entender qual é o tipo de mancha, em alguns casos, se trata de uma condição mais superficial que pode ser tratada com cremes específicos, entre eles:

Ácido retinóico

Age profundamente na pele para remover as manchas e também as rugas.  Esse produto também é muito usado no rejuvenescimento para anular os efeitos da idade.

Ácido Kójico

Inibe a produção de melanina, substância que ativa o aparecimento de manchas na pele. Além disso, combate o envelhecimento, geralmente é usado concomitante com  ácido glicólico e a vitamina C.

Hidroquinona

É um ativo que promove a despigmentação da pele, sendo muito utilizado para clarear manchas, sardas, lentigos senis, entre outros.

Apesar de existirem muitos produtos à venda em lojas de cosméticos, nenhum deles possui a quantidade necessária desses ácidos para clarear a pele de forma satisfatória.

Somente uma dermatologista pode indicar fórmulas com a porcentagem ideal dos ativos para clarear a pele de forma mais potente.

Quais os melhores tratamentos para clarear a pele?

como clarear a pele

Outros métodos muito recomendados por dermatologistas e profissionais da estética para remover as manchas são:

  • Pelling químico – É a base de ácidos, geralmente são utilizados o ácido retinóico ou glicólico para esfoliar toda a camada da pele que possui as manchas.
  • Pelling físico – São usados equipamentos que promovem uma micro raspagem da pele, esse método também é conhecido como micro dermoabrasão.
  • Peeling a laser-É uma abrasão na pele feito com ácidos, lixamento e laser, o objetivo é renovar a pele através da descamação das camadas.
  • Fototerapia – Realizada com luz pulsada é bastante eficaz para eliminar a melasma e manchas causadas pelo sol. O recomendado é que sejam feitas 8 sessões.
  • Spectra Laser – O equipamento utiliza um laser que atinge a melanina e a quebra em pequenos pedaços clareando toda a região tratada. Geralmente, são necessárias de 5 a 10 sessões para ver os resultados efetivos.

Dermoabrasão

clareamento de pele

No geral, algum desse métodos resolvem o problema para clarear manchas, especialmente quando indicadas e acompanhadas por um dermatologista.

No entanto, quando essas manchas são muito profundas, ainda existe o recurso da dermoabrasão, é um procedimento que remove as manchas e cicatrizes, onde são retiradas uma ou mais camadas superficiais da pele através do lixamento.

A dermoabrasão deve ser feita por um dermatologista ou cirurgião plástico , pois é utilizado um equipamento com lixas rotatórias capazes de uniformizar a superfície e deixar a pele suave e lisinha.

Mediante a tantas opões de clarear a pele, é importante consultar um dermatologista, pois somente esse profissional pode avaliar a melhor técnica para devolver a uniformidade a sua pele.

Existem algumas dicas de tratamentos caseiros para clarear a pele que podem funcionar quando as manchas são de grau leve. No geral, somente tratamentos mais profundos conseguem devolver a aparência suavizada da pele.

Os cuidados para prevenir as manchas na pele incidem em: Uso de protetor solar diariamente, utilização de proteções físicas ( chapéus), avaliação do uso de anticoncepcionais, uso de fotoprotetores orais ( cápsulas de betacaroteno) e cuidados na manipulação de produtos cítricos no sol.

As pessoas que sofrem de melasma deve ter muita paciência para alcançar os resultados duradouros, além disso, é preciso ter os devidos cuidados, pois se trata de uma condição de não tem cura, mas sim, o controle.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply