Com que idade vou entrar na menopausa? Esteja preparada!

A menopausa é a interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, por causa da cessação da secreção hormonal dos ovários. Nesse período, algumas mulheres ainda podem menstruar, com regularidade diferenciada. O período começa em média entre os 45 e 55 anos, mas dependem muito de acordo com uma série de fatores da mulher, incluindo a idade de sua primeira menstruação.

A faixa em que a maior parte para de fato de menstruar é entre 48 e 51 anos, mas os sintomas (chamado de período de pré-menopausa) podem começar a partir dos 42. O principal diagnostico é feito justamente com estes sinais no corpo que além de incomodar muito trazem várias mudanças no corpo da mulher.

com quantos anos entra na menopausa

 

Com que idade vou entrar na menopausa? Faça o cálculo!

É difícil dizer quando uma mulher vai entrar na menopausa. Como o número de óvulos da mulher é limitado desde o nascimento acredita-se que aquelas que tiveram uma menstruação precoce (entre 10 a 12 anos) podem apresentar sintomas logo dentro dos 40 anos. As que menstruaram mais tardiamente (Dos 15 aos 19) tem possibilidade de tardar a menopausa, mas isso não é uma regra.

Acontece que a menopausa chega quando o corpo entende que não está mais na hora ou que o organismo já não tem mais capacidade de sustentar uma gravidez, assim iniciam-se as alterações hormonais. Problemas de saúde, reposição hormonal e diversos fatores que levam em consideração até o estilo de vida da mulher podem influenciar nesta transição.

Faça o seu diagnóstico em casa – Quais são os sintomas?

Normalmente, o climatério pode começar por volta dos 40 anos de idade e nessa idade ele é considerado como menopausa precoce. Se ocorrer depois dos 55 anos, é considerada uma tardia.

Nesse período de transição podem surgir alguns sintomas, tais como:

  • Insônia;
  • Depressão;
  • Ressecamento vaginal;
  • Ondas de calor com suor no corpo e rubor na face (fogacho);
  • Suores noturnos;
  • Diminuição no desejo sexual;
  • Diminuição da atenção e da memória;
  • Irritabilidade;
  • Esquecimento e dificuldade de concentração,

<< Confira aqui a lista completa dos sintomas da menopausa >>

 

começo da menopausa

Se não houver contra-indicação para o uso, a reposição hormonal é uma saída para a diminuição desses sintomas e melhora da qualidade de vida. Em especial, o tratamento hormonal vai ajudar na prevenção da osteoporose e de doenças cardíacas.

Quanto tempo dura?

O período dura em média dez anos, enquanto o período de pré-menopausa pode ocorrer de 5 a 7 anos até que a última menstruação de fato aconteça. Além disso ela pode ocorrer em estágios diferentes e ser dividido em perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

A perimenopausa costuma durar de dois a oito anos e termina pouco antes do fim total do ciclo da menstruação, ou seja, será extremamente necessário aprender a lidar com sintomas. A menopausa é a fase em que uma mulher não  menstrua por cerca de 12 meses, enquanto a pós-menopausa é o tempo em que uma mulher experimenta várias mudanças físicas e emocionais.

Estes fatores podem adiantar a menopausa

sintomas da menopausaMas quais são os fatores que influem sobre o atraso ou avanço deste período? Apesar de não ser possível dizer com certeza em que idade uma mulher vai entrar no climatério, alguns fatores podem ser considerados, como por exemplo a herança genética.

Além disso, podemos listar os seguintes fatores:

  • Quimioterapia: o procedimento é levemente tóxico para os ovários nas mulheres jovens, fazendo com que a menopausa seja adiantada em pelo menos dois anos;
  • Cirurgias de ovário: uma intervenção cirúrgica causa danos aos tecidos, devendo-se procurar alternativas médicas e evitar a cirurgia quando possível;
  • Etnia: estudos mostraram que, em média, mulheres hispânicas e com descendência africana chegam à menopausa um pouco mais cedo, enquanto as asiáticas um pouco mais tarde.
  • Hábito de fumar: o fumo causa danos aos ovários, fazendo com que a menopausa seja adiantada;

Com exceção ao hábito de fumo, não há muito o que se fazer para retardar esta fase natural da vida da mulher. A única coisa que se pode fazer é apostar nos remédios naturais para aliviar os sintomas, garantindo mais saúde, qualidade de vida e sem efeitos colaterais.  Confira aqui quais são os mais recomendados para você. 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply