Buffet Casamento. Dicas para agradar os convidados pelo paladar

Após a cerimônia e todo o encanto que a igreja proporciona nos casamentos, nada como receber os convidados em uma recepção agradável e com um cardápio repleto de opções, para todos os gostos e estilos. É claro que nem sempre a recepção será com um jantar, ela pode acontecer com um coquetel ou com um delicioso bolo – tudo vai de acordo com as tradições e condições dos noivos.

Mas antes de definir qual será a melhor opção é importante que a recepção seja planejada para que nenhum imprevisto mais grave (pois imprevistos em casamentos são normais) aconteça. Uma dica de casamento que já havíamos dado quando falamos da decoração da igreja, podemos repetir aqui: se você não se importa em receber ajuda, conte com um profissional de cerimonial de casamento e pegue todas as informações que ele pode lhe passar.

Outra questão fundamental é escolher o local da recepção. Como vamos dar um foco maior nesse texto sobre Buffet (almoço ou jantar) é claro que as dicas de locais serão: restaurantes, churrascarias ou salões com espaço e estrutura para receber um Buffet e todos os aparatos de cozinha que são necessários para o preparo de um almoço ou jantar.

Após escolher o local mais adequado para receber os convidados do casamento, chegou à hora mais importante: o cardápio oferecido em seu Buffet de casamento. Essa questão não pode ser tratada apenas como um detalhe a mais, pois essa é uma das tarefas mais importantes em qualquer preparativo de casamento. Fique atento ao perfil dos convidados e ao horário em que a refeição será servida, e é claro, aos gostos particulares dos noivos (desde que não sejam muito exóticos).

Confira abaixo algumas dicas de cardápios para casamentos, de acordo com o horário que ele será servido:

Cardápio de almoço de casamento

Se o casal optou por um casamento durante o dia e a recepção aos convidados será em um delicioso almoço, alguns cardápios podem ser levados em consideração, pois certamente, farão sucesso. Talvez, dependendo do perfil do casamento, o almoço pode ser mais informal e em um ambiente aberto e descontraído. Agora, se o casal não abre mão das formalidades de uma festa de casamento, ele pode seguir a risca as tradições.

No caso de um almoço de casamento mais informal, a dica que com certeza será um sucesso é preparar um delicioso churrasco em um clube. Com a ajuda de amigos e familiares, o preparo do churrasco será bem fácil, e se for acompanhado de um Buffet simples, com arroz, saladas e farofa fará a alegria dos apaixonados por carnes. Mas fique atento com relação ao preparo da maionese, muitas vezes indispensável em um churrasco: se o dia estiver muito quente, cuide para que ela fique em um lugar com a refrigeração ideal, já que a maionese é muito sensível ao calor e facilmente pode estragar, prejudicando a saúde de seus convidados – e ninguém pensa em finalizar o casamento em um hospital, não é verdade?

Agora, se manter a tradição é a escolha dos noivos, o almoço pode ser realizado em um delicioso rodízio de carnes com um vasto Buffet repleto de opções de saladas, massas, além do arroz e peixe, já que um convidado, ou outro, pode não gostar de carne.

Cardápio de jantar de casamento

A grande maioria dos casamentos acontecem no período noturno e a melhor opção pode ser um delicioso Buffet em um restaurante ou salão. É claro que o casal pode optar por um jantar mais informal, preparado pelos amigos e familiares, porém, é mais comum que seja contratado um Buffet ou alugado um restaurante preparado para receber grandes eventos.

A escolha pelo restaurante é a mais comum, e assim, a facilidade na hora de montar um cardápio é maior. Vários restaurantes oferecem pacotes diferenciados e os noivos devem avaliá-los de acordo com o perfil dos convidados, mas também, de acordo com as condições financeiras. Alguns menus podem variar entre R$18,00 até o montante que o casal pode pagar por pessoa. Porém, o mais importante é conseguir servir adequadamente todos os convidados presentes.

No momento da escolha do menu leve em consideração também o fato dos convidados terem alguns gostos específicos, como o fato de não gostarem de carnes (ou serem vegetariano), até o fato de alergias com relação aos alimentos utilizados no preparo dos pratos. Mesmo que esteja em uma churrascaria, coloque no cardápio opções de peixes e sempre deixe claro o que compõe cada prato, principalmente quando houver camarão, um dos grandes vilões dos alérgicos.

Além do já tradicional Buffet com rodízio de carnes, se você mora em uma cidade onde o inverno é rigoroso, uma opção que ganha destaque a cada ano é o Buffet de sopas. Isso mesmo, alguns casamentos oferecem aos convidados diversos sabores de sopas acompanhados de um pequeno Buffet com arroz, saladas, peixes e dois tipos de carne. Caso você tenha uma quedinha por sopas, pense nessa hipótese e faça uma recepção diferente da maioria dos casamentos que vemos por aí.

Dicas finais

Depois da escolha do horário e da melhor opção de Buffet para o seu casamento, chegou à hora das dicas finais, para que esse dia seja inesquecível, tanto para o casal, como para os convidados. Confia:

– Antes de escolher o restaurante e o cardápio, faça uma apreciação dos itens que serão servidos no dia do casamento. Isso é muito comum é fundamental para não errar na escolha;

– É preciso ter mesa e cadeira para todos os convidados – peça para que o restaurante, em parceria com o cerimonial, prepare pelo menos 20% de lugares a mais do que o contratado, evitando assim, contratempos durante a refeição;

– Deixe em cada mesa o cardápio com os pratos e seus ingredientes. Assim, os convidados poderão saber do que é feito cada um dos pratos, e caso alguém seja alérgico, ou simplesmente não goste de algum ingrediente, poderá optar por não se servir;

– Evite servir massas longas como o espaguete, pois eles são mais difíceis de serem apreciados e a possibilidade de qualquer acidente fica muito mais fácil;

– Aposte nas saladas, pois elas vêm ganhando cada vez mais adeptos, preocupados com a qualidade na hora das refeições;

– Capriche nos docinhos e no bolo de casamento, pois eles podem ser uma ótima opção de sobremesa.

– Capriche na produção dos pratos e do Buffet, deixando um ambiente de bom gosto, tanto no visual como no sabor.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply