Casamento de militar – Quais as tradições?

Casamentos militares, sejam eles realizados com oficiais da Aeronáutica, Marinha ou Exército, têm uma série de tradições que os diferenciam das cerimônias tradicionais. No entanto, nem por isso eles deixam de ser belos e encantadores.

Uma das principais tradições do casamento militar é a formalidade. Todos os convidados usam trajes formais, enquanto os oficiais necessariamente comparecem à cerimônia com fardas idênticas, peças que geralmente são escolhidas pelo noivo.

Por falar em farda, este traje também é obrigatório para o noivo, que tem duas opções: usar um modelo branco ou um de gala. Já quanto à noiva, não há restrições. É possível escolher qualquer modelo de vestido, desde que mantenha a formalidade da cerimônia.

Durante o casamento, a noiva recebe um ritual de guarda. Oficiais a acompanham durante a entrada na igreja até o altar, permanecendo até o término da cerimônia em formação.

Quando o casal sai da igreja, há outra tradição que chama a atenção dos convidados e é considerada uma das mais belas, o teto de aço. Nela, oficiais formam duas fileiras, viram-se de frente para o outro e cruzam as espadas no ar, para que o casal passe por baixo delas.

A tradição do teto de aço é conduzida sempre pelo oficial mais antigo que comparecer a cerimônia. Sua formação pode ocorrer tanto dentro da igreja, no corredor pelo qual o casal passará, ou somente do lado de fora com um número reduzido de oficiais.

Curiosamente, enquanto o casal passa por baixo do teto de aço ao terminar a cerimônia, os oficiais batem levemente as espadas, que sempre são seguradas com a mão direita.

Até mesmo a festa de casamento militar conta com tradições. Bandeiras da força a qual o noivo pertence devem ser colocadas na entrada do local da comemoração e o teto de aço também é feito quando o casal chega à festa.

Já na hora de cortar o bolo, os oficiais formam uma coluna pela qual o casal passa. É comum também o noivo usar a espada de um dos oficiais presentes para cortar o bolo de casamento, tornando o momento único e diferenciado.

É claro que todas essas tradições não fazem parte de um ritual obrigatório para todos os militares, porém, todo o charme e força que essas tradições carregam no decorrer dos anos, faz com que o casal que possui essa oportunidade, não abra mão de ter um casamento realizado seguindo as tradições militares.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply