Alteração hormonal na mulher – O que causa isso? Sintomas e tratamento

Os hormônios são muito importantes para o organismo, pois desempenham uma série de funções que, muitas vezes, são desconhecidas para a grande maioria das pessoas. Mas a partir do momento que entendemos o seu funcionamento e aprendemos o que causa a alteração hormonal na mulher e o que pode ser feito, com certeza, se ganha em qualidade de vida.

A alteração hormonal ocorre ou por conta de desregulação da tireoide (como é o caso do hipotireoidismo ou hipertireoidismo) ou então representa mudanças na fase da vida, principalmente entre as mulheres. Se na puberdade essa transição trouxe as espinhas, desenvolvimento dos órgãos sexuais e menstruação, na menopausa anuncia a chegada da fase não reprodutiva. Os sintomas mais comuns são as ondas de calor, variação de humor, suor noturo e dores no corpo.

A menopausa é um período de transição hormonal muito intenso da vida da mulher, podendo durar por anos. Ela sinaliza a parada de produção dos hormônios estrogênio e progesterona, aqueles que desempenham a maturação dos órgãos, sustentam a gravidez e ciclos menstruais. Esse momento coincide com a amenização da menstruação até que pare completamente de acontecer.

A alteração hormonal na menopausa

hormonios na menopausa

Apesar de ser os principais hormônios a sofrer alterações, não são os únicos que tem os níveis desregulados no momento da menopausa e principalmente no momento que a antecede – quando os sintomas são mais intensos.

No ovário jovem, o FSH produzido pela hipófise é o que funciona como um amadurecimento dos óvulos já maduros para que ele possa abrigar um espermatozoide no próximo período fértil da mulher. Quando o organismo passa a entrar na fase não reprodutiva os níveis de FSH caem drasticamente, uma vez que já não existe mais ou existe poucos óvulos maduros para realizar esta função.

Em algumas mulheres essa queda pode ser brusca e, neste caso, desempenhar uma série de sintomas que se unem com o da menopausa, podendo causar problemas sérios.

Sintomas da mudança

Entre as causas da alteração hormonal estão predisposição familiar, alimentação deficiente e até mesmo o estresse. Esse último tem origem da ansiedade, muitas vezes, provocada pelo dia a dia tenso que as pessoas têm. Com isso, ocorre a produção em demasia de cortisol.

Quanto à alimentação, ela pode ser a causa da alteração hormonal quando existe a resistência à insulina, um problema decorrente dos maus hábitos alimentares, como comer carboidratos simples e doces em excessos. Para evitar esse quadro, é importante ainda comer com regularidade, sem prolongar os momentos de jejuns. Isso vale para as mulheres diagnosticadas com Menopausa, mas neste caso a alteração acaba sendo inevitável  – uma vez que significa uma transição importante do organismo feminino.

Os principais sintomas da alteração hormonal para as mulheres são:

  • Perda ou ganho de peso;
  • Acne, rugas, caroços, mudanças de cor e demais problemas na pele;
  • Alterações de humor;
  • Queda de cabelo rápida;
  • Problemas oculares;
  • Menstruação irregular;
  • Períodos menstruais mais longos e abundantes;
  • Cólicas menstruais muito fortes;
  • Dor no abdômen;
  • Sudorese noturna;
  • Insônia;
  • Secura vaginal;
  • Falta de libido;
  • Calorões (climatério);
  • Dor no baixo ventre.

Perceba na imagem abaixo o gráfico que demonstra a alteração hormonal em relação a fase reprodutiva e ao período de menopausa. Essas doses que a mulher recebe caem ano a ano a partir dos 40 anos, chegando a ser mínimas na entrada da terceira idade.

alteração hormonal menopausa

 

Estas práticas inacreditáveis aliviam de vez os sintomas

hormonios femininosToda fase de transição hormonal na mulher é preciso procurar um endocrinologista ou ginecologista para auxiliar no período. No caso da menopausa, o corpo feminino fica muito vulnerável ao desenvolvimento de doenças como a osteoporose, diabetes e câncer nos órgãos sexuais (mama, útero, ovários). Por conta disso, os exames precisam ser mais recorrentes e o alívio dos sintomas pode ajudar e muito na conquista de qualidade de vida e saúde fortalecida.

Além das práticas básicas de uma alimentação equilibrada e evitar o estresse, o extrato de amora é um produto que pode ajudar muito, ele é capaz de aliviar os sintomas de forma natural sem precisar realizar tratamentos difíceis e cheios de efeitos colaterais como acontece com a famosa (e custosa) reposição hormonal.

O extrato de amora é principalmente usado para combater  os sintomas da alteração hormonal que caracteriza a menopausa, graças em parte a grande concentração de cálcio que oferece ao organismo. Também conta na sua composição com fibras, magnésio, zinco, potássio, proteínas, vitamina C e E. No total, um grande compilado de substâncias naturais e que não oferecem perigo algum para o corpo, somente os benefícios de uma vida com muita saúde. Se você está sofrendo com este momento da vida confira aqui a cápsula de Amora mais confiável do mercado. 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply