A cerimônia de casamento judaico

O casamento judaico conta com uma série de tradições que o diferencia de outras cerimônias, como a católica, que é a mais comum em nosso país. No casamento judaico, há uma série de rituais que são extremamente simbólicos, o que torna a cerimônia ainda mais bonita e marcante.

No casamento judaico, o uso do Kipá é obrigatório para o noivo. Trata-se de um pequeno chapéu com formato circular usado para cobrir a cabeça, como símbolo temor e respeito a Deus.

Outra tradição da cerimônia de casamento judaico é a Chupá, uma espécie de tenda com quatro pilares e abertura em todos os lados. A Chupá representa a nova casa a ser construída pelos noivos, local cercado por amigos e família.

A decoração da Chupá é especial, sempre na cor branca e com flores nesse mesmo tom. Aliás, o branco também é o tom usado pela noiva para representar sua pureza, já que a tradição diz que os seus pecados, assim como os do noivo, são perdoados no dia do casamento.

Ao chegar na cerimônia, a noiva entra junto ao seu pai e com o rosto descoberto. Assim que o pai entrega a filha ao noivo, sempre recitando uma benção, o futuro marido cobre o rosto da noiva com um véu. O gesto feito pelo noivo simboliza que ele não tem interesse na beleza exterior da noiva, mas sim na interior.

Durante o casamento judaico, vinho é servido para os noivos. Segundo a tradição, o vinho remete à alegria, além de estar associado ao Kidush, reza de santificação feita no Shabat. Os noivos bebem o vinho na mesma taça, ato que lembra a total partilha entre eles.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia de casamento judaico é a quebra do copo feita pelo noivo, seguida do grito de Mazal Tov, que significa “boa sorte”, dos convidados. Esse gesto é feito em recordação da destruição do Templo de Jerusalém, remetendo inclusive à identidade judaica do casal.

O casamento judaico ainda conta com uma curiosidade: judeus ortodoxos costumam dividir os convidados por sexo durante a cerimônia e na festa, com homens e o noivo dançando de um lado e as mulheres do outro.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre essa cerimônia rica em beleza e tradição. Caso você já tenha vivenciado esse momento (ou está organizando o seu casamento), fique a vontade para complementar o post levantando outras tradições belíssimas do casamento judeu.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply