Casamento 2017 – Um Guia Completo com TODAS as Tendências

Para quem está pensando em casar no ano de 2017 é preciso muita organização e apuro, afinal, algumas festas de casamento são planejadas com no mínimo 2 anos de antecedência.

Se esse é o seu caso ou você quer ter algumas inspirações para começar a pensar ou complementar esse grande dia da sua vida, confira aqui algumas das melhores dicas e o guia completo que preparamos para as mulheres que não param de sonhar com o tão esperado momento.

Decoração: Local, Casamento Civil e Enfeites

casamento-decoracaoA decoração é parte primordial para que seu casamento saia da maneira que deseja – cerca de 90% do glamour está nela. Mas antes de começar a falar sobre a decoração em si, é preciso que você escolha o local que será realizada a festa.

Muitas pessoas optam por um casamento mais tradicional na igreja para depois ir até o local da festa. Outros casais, já preferem fazer tudo no mesmo lugar, com um juiz de paz e um representante da religião do casal num ambiente único e sem preocupações com deslocamentos. Há também aqueles casais que optam por um local mais despojado, como um casamento no campo, na praia ou na fazenda.

Outro fator determinante para a definição da decoração do seu casamento é se ele vai ser realizado durante o dia ou pela noite – isso é de suma importância para que a decoração não fique destoante.

Veja abaixo as dicas de decoração para cada um desses exemplos:

Casamentos na Igreja (tradicional)

Para os mais tradicionais e clássicos, o casamento na igreja precisa ter a decoração mais reservada, afinal, é um local religioso e que não permite certos posicionamentos.

Se você optar, pode encontrar algumas igrejas em que a decoração interna já é bonita o suficiente, sem precisar de enfeites mais imponentes – o que exige de você toda a atenção para que só complemente o local e não sobrecarregue com outros itens. Lembre-se: menos é mais!

Agora, se a igreja exige um pouco mais de esforço para decorá-la, é bom que você saiba que as flores são parceiras primordiais neste momento. Elas são muito usadas em casamentos e são um ponto importante na hora de formar os arranjos e decorar o local, as mais comuns utilizadas nos casamentos são:

  • Rosas;
  • Alstroemérias
  • Lisiantus;
  • Lírios;
  • Gipsofilas;
  • Copos de Leite;
  • Gérberas;
  • Cravos.

flores-de-casamento

Claro que você pode usar outras espécies de flores, você só tem que ficar atenta as cores que elas apresentam, afinal, irão representar a personalidade do casal. Veja, por exemplos, algumas cores e seus significados:

  • Vermelho: cor da paixão e do sentimento, símbolo do amor e do desejo;
  • Rosa: Cor da beleza, romance, carinho e companheirismo;
  • Amarelo: alegria, calor, leveza, otimismo e criatividade;
  • Laranja: movimento, intensidade, sucesso e prosperidade;
  • Verde: esperança, calma, harmonia e equilíbrio;
  • Azul: lealdade, confiança, sonho e calmaria.

Você pode fazer arranjos com todas as cores e flores que desejar, desde que não fique nada em excesso. É importante também lembrar que esses arranjos não podem atrapalhar a passagem da noiva e dos convidados na igreja, portanto, procure calcular corretamente o tamanho dos buquês e a largura dos corredores para que tudo saia perfeito.

Um outro ponto importante é o tapete! Você precisa combinar ele com a decoração escolhida (arranjos de flores) e também com o vestido da noiva, que aliás, é o ponto mais importante para determinar a decoração mais pertinente.

A noiva é o “momento” mais esperado da celebração, os enfeites do local devem apenas complementar o visual e nunca serem mais vistosos do que ela.

Casamento na Praia

Antes de começar a planejar efetivamente a decoração do casamento na praia, você precisa pedir a autorização da prefeitura do município responsável pelo local, dessa maneira você estará programando tudo corretamente e sem que aconteçam possíveis  imprevistos no dia do evento.

Após resolver isso, existem muitas questões que você precisa pensar na hora de realizar o seu casamento na praia, por exemplo, na iluminação do local.

Se você escolher um local a beira mar com um estabelecimento, um restaurante mais chique ou até mesmo um hotel, veja o que é mais propício, se precisará de geradores de energia, luminárias ou aquelas famosas tochas de bambus.

casamento-na-praia

Pense também na comodidade para os convidados, se no local vai ter estacionamento, fácil acesso e como será essa locomoção na areia, Lembre-se dos sapatos de salto das convidadas.

É preciso dar uma atenção especial para as mesas e decoração, afinal, na praia geralmente há bem mais vento que em um lugar fechado, portanto, cuide para que isso não atrapalhe ou até mesmo destrua tudo o que foi preparado. É importante também ter sempre um plano B caso no dia do casamento resolva cair uma chuva inesperada ou um sol intenso.

Calcule corretamente também a distância do evento do mar, pode ocorrer uma ressaca ou as ondas podem subir mais do que o comum de acordo com a maré do dia.

É preciso escolher bem uma equipe de planejamento e segurança para o dia, afinal, quando o casamento é realizado na praia, pessoas que estão passando por ali também terão acesso.

Na decoração, você pode substituir o tapete tradicional utilizado nas igrejas, por um caminho de pétalas, uma esteira de madeira entrelaçada ou até mesmo flores de sua preferência. Não esqueça, também de priorizar o conforto dos seus convidados selecionando cadeiras confortáveis e que não afundem na areia.

Casamento no Campo

casamento-no-campoUma das fortes tendências entre os casais que estão querendo casar, o casamento no campo apresentar algumas vantagens únicas:

  • Amplo espaço para convidados, estacionamento e enfeites;
  • Mais flexibilidade de tempo e de horário;
  • Mais liberdade com o som e decoração do local;
  • Salões para dança maiores.

Se você quer fazer uma festa inesquecível, amanhecer no local e dar a maior quantidade de espaço e liberdade para os seus convidados, o casamento no campo é a opção mais acertada.

A decoração vai variar do espaço escolhido e do tamanho do salão, porém as possibilidades ficam mais amplas por causa do espaço. O mais indicado é escolher enfeites que remetam a personalidade do casal: mais romântico, mais alternativo, mais clássico, mais retrô… Tudo é possível!

Uma boa opção que tem feito a cabeça das noivas é o visual mais rústico, utilizando móveis mais escuros, clássicos e com um visual bem apropriado para o ambiente. Você pode suavizar esse estilo com flores delicadas e adornos brancos ou coloridos, fica bem bonito e diferente do esperado, criando a harmonia perfeita entre o rude e o delicado.

Colocar um belo tapete no chão ou apenas enfeitar com pequenas flores o caminho da noiva já basta, as possibilidades ao se fazer um casamento no campo são enormes.

É importante ressaltar que existem algumas coisas que precisam ser cuidadas com mais atenção:

  • Assim como os casamentos na praia, preste atenção se o salto, as mesas e as cadeiras não vão afundar na terra;
  • Tenha um plano B caso o casamento seja em um local externo, sempre pode chover ou cair uma leve garoa no dia – tendas e pequenas ou coberturas são boas opções;
  • Dê atenção ao caminho dos convidados, aquele que eles irão percorrer do estacionamento até o local. Certifique-se que está tudo em ordem, assim como o caminho da cidade até o local do casamento – locais no campo geralmente são mais afastados da cidade – preparar um mapa que será entregue junto com os convites é fundamental (mesmo com tecnologias como o GPS).

Casamento Civil

casamento-civilUm local mais discreto, esse é considerado o momento “burocrático” do casamento. Geralmente celebrado em um cartório, o casamento no civil não exige tanta pomposidade ou convidados como em uma festa comum – é preciso bom senso na hora de chamar os convidados.

O mínimo de pessoas que você irá precisar é de mais duas testemunhas além dos noivos. Caso você queira fazer uma pequena comemoração no local, é aconselhado que você converse com a pessoa responsável do cartório. É fundamental que ninguém fique desconfortável.

Para as mulheres, o vestido branco não pode faltar, porém, ele não precisa ser tão pomposo como o vestido que será utilizado na cerimônia religiosa. Talvez, o mais indicado seja um vestido mais curto, com algumas rendas ou detalhes que diferencie o visual.

Para os homens, o terno é o mais indicado, podendo optar somente pela camisa e gravata, deixando o paletó de lado – principalmente em casamentos durante a manhã.

É claro que o casal está livre para utilizar as roupas tradicionais de um casamento religioso, como o vestido longo e o smoking – principalmente se a cerimonia no civil for a única celebração.

A Festa

Talvez o momento mais esperado, a festa de casamento é a hora de celebrar a união do casal, é o momento que você poderá abraçar todos aqueles entes queridos, tirar o salto alto, amarrar a barra do vestido e se acabar de dançar no salão!

Na hora de escolher o salão, procure levar alguns pontos importantes em consideração, como:

  • Espaço condizente com o número de convidados;
  • Antecedência na contratação do espaço;
  • Distância Entre o Salão e a Igreja;
  • Serviços Extras (equipe, estacionamento, segurança).

casamento-festa

Visite algumas vezes as principais opções de escolha e analise cada detalhe do local, as vezes vale a pena investir um pouco mais no aluguel de um salão que já possui uma decoração permanente (como o exemplo da igreja) do que ficar maquiando o ambiente por não estar de acordo com o que se esperava. Preste atenção também se o local será propício para boas fotos!

Cerimonial de Casamento

Na hora em que começar a decidir pelos itens essenciais do seu casamento, um dos pontos importantíssimos é o cerimonial do casamento.

Essa pessoa é a que vai te ajudar a organizar todos os mínimos detalhes, como por exemplo: quando a música de entrada será executada, organizar locais para convidados no casamento, verificar a mesa de doces e muito mais.

Procure indicações! Veja com os casais que já utilizaram o serviço, somente eles poderão te dizer se o serviço foi realmente bom e se valeu a pena o valor gasto com esse profissional.

cerimonial-de-casamento

Leia o contrato antes de fechar negócio, você também pode pedir uma ajudinha básica para aquele parente advogado, dúvidas são bem comuns nesse momento.

Esse profissional precisa ser bem discreto no momento em que estiver exercendo suas funções, pois o centro das atenções são os noivos. A assistência e a importância que dão as suas questões também são pontos importantes, afinal, ele está ali para te ajudar a resolver as possíveis confusões que irão aparecer antes e durante o casamento.

É preciso também que você se sinta a vontade com essa pessoa contratada, você deve ter uma relação de respeito e de confiança na hora em que for debater alguma questão, somente com o diálogo aberto é que as coisas podem se resolver e o evento transcorrer da maneira planejada.

Músicas Para Casamento

A alma da festa, as músicas de casamento precisam ser bem selecionadas para que a comemoração perdure o maior tempo possível.

Na hora em que for escolher o DJ ou banda, sente e converse sobre o que irá tocar. É óbvio que você deve impor suas preferências, como por exemplo, se não quiser que toque funk ou algum outro gênero de música no seu grande dia.

musica-de-casamento

Mas lembre-se de focar nos ritmos que mais animam os convidados, mesmo que você goste mais de rock, pense naqueles que gostam de dançar, afinal, esse momento é de diversão para todos.

É importante também pensar nas músicas para a entrada da noiva, do noivo, dos padrinhos e madrinhas, muitas pessoas gostam de colocar temas especiais nesse momento da cerimônia, tudo vai variar de acordo com a sua personalidade e com o tema do casamento.

A organização

Grandes ou pequenas festas precisam ser muito bem planejadas para que não haja falhas. São vários os pontos que devem ser lembrados e um caderninho para anotar o andamento de cada item é ideal para as noivas que estão organizando a festa por conta própria.

Lembre-se também que é possível contratar um cerimonial (como dito acima), eles já tem os contatos com os organizadores, decoração, floriculturas, buffet e todos os envolvidos – além de experiências em outros tantos casamentos. A contratação faz com que a noiva só precise se preocupar em analisar cada detalhe, sem negociar os preços diretamente com cada fornecedor ou se preocupar com pequenos detalhes que só tomam tempo.  As empresas especializadas neste tipo de evento já tem uma rede ótima com descontos e amplo conhecimento para te ajudar nas decisões.

O perigo é deixar tudo na mão dos cerimoniais e na hora perder o toque da noiva e do noivo – que é aquilo que deixa a festa tão especial. Sempre faça de tudo para que a festa se enquadre o máximo possível com o imaginado pelo casal. Por isso, você deve pesar todos os pontos (favoráveis, ou não) para a contratação de um cerimonialista ou organização do casamento por conta.

Se você vai optar por organizar por conta, veja abaixo alguns itens que não podem ser negligenciados durante a organização:

Bolo

tamanho-do-bolo-casamentoO Bolo de casamento é um dos destaques da festa e as opções são várias. A primeira coisa a fazer não é escolher o visual e sim o sabor, ele precisa estar de acordo com as preferências dos  noivos sem extrapolar no diferente. Opte por sabores universais como chocolate, baunilha, damasco, ovos, creme, coco, nozes, etc.

O tamanho do bolo deve corresponder ao número de convidados. Para as noivas que sonhar com um bolo grande, mas a festa promete ser para poucos convidados opte pelo Bolo Fake. As camadas inferiores são de isopor e somente as partes de cima são verdadeiras.

Paras as festas clássicas os bolos detalhados são muito bem vindos e o branco indispensável.  Os bolos cleans e até “naked cakes” combinam e chama a atenção do ambiente. Já para os mais ousados o segredo está no topo do bolo, colocar uma animação ou algo criativo que remeta ao casal chama muito atenção e já virou tradição nos casamentos.

Bolo de casamento

Bolo de casamento ideiasO topo do bolo com flores serve para os casamentos tradicionais, mas tudo depende da decoração do ambiente. Se tiver flores o bolo deverá ser mais clean para não exagerar e as cores precisam estar de acordo com o resto da festa.

topo-do-bolo-casamento
Convites

Os convites serão os delimitadores da festa pois mostrarão aos convidados o que vestir, como se portar e darão uma ideia de como será o ambiente para que possam ir de forma adequada. Para os modelos tradicionais os tons pastéis, letras cursivas e formatos retangulares são ideias.

Convite de casamento

Para festas um pouco mais descontraídas como ao ar livre, na praia ou de dia servem os modernos com formatos diferenciados e cores mais fortes.

Convite de casamento criativo

Os casais rústicos devem apostar nos detalhes florais, texturas diferenciadas e arabescos. Tem um charme muito especial.

Convite Casamento Rústico

O segredo está em nunca fugir do estilo do seu casamento, ele é um indicador não somente de como será o evento, mas também das preferências do casal.

Não se esqueça de fazer um convite diferenciado para os padrinhos e madrinhas, eles merecem mais atenção pois estão sendo presenteados com uma posição especial dentro da cerimônia. O convite para os padrinhos/madrinhas também serve como um pedido para participar de forma diferenciada da cerimônia.

O texto precisa ser mais elaborado, mesmo que o convite já tenha sido feito de forma presencial. Nos convites para madrinha/padrinho devem constar a hora e local e, se a roupa for diferente, o modelo em detalhes para não ficar dúvida alguma.

Lista de casamento

A lista de casamento é um indicativo, não obrigatório, do que vocês desejam ganhar. Hoje em dia são várias as formas de fazer uma boa lista de casamento, mas o primeiro passo é definir se é preferível receber em dinheiro para que os noivos decidam como gastar o montante ou então em bens de serviço ou materiais para mobiliar a casa, por exemplo.

A internet tem várias opções para que a lista possa ser feita para atender às necessidades do casal. Confira todas as possibilidades:

Crowdfunding

O Crowdfunding é uma espécie de “Vaquinha” online. Serve tanto para financiar projetos empreendedores, como também festas de casamento. Os principais sites – e também os mais seguros – são o Kickstarter, Ideame e Catarse.

Para que a ideia seja bem sucedida é preciso saber divulgar o link da sua campanha de arrecadação. Faça com que o link esteja no seu convite de casamento e crie campanhas entre você e seus amigos no Facebook para que qualquer convidado consiga doar o quanto achar necessário.

Essa ideia não dispensa a lista de presentes, afinal, nestes sites de financiamento coletivo é preciso colocar uma meta a atingir que seria, neste caso, a soma dos preços de  todos os artigos desejados. Só que sem precisar falar quais são os itens.

Site de casamento

Site Oficial do Casamento

Tem dois tipos de sites para fazer a sua lista de casamento. Uma delas é sites próprios para isso, eles cobram uma pequena taxa administrativa para realizar a campanha, mas te ajuda a divulgar sua lista de casamento para todos os seus amigos e familiares via do e-mail.

A sua segunda opção é criar um site do seu casamento, ele será uma chamada para os convidados não somente conferirem a data do evento ou fotos do casal como também de armazenar a memória do seu casamento. Para que ele fique visualmente bonito coloque fotos, alguns textos e até vídeos de depoimentos dos convidados ou da noiva e noivo.

O segundo passo é criar um menu com a lista de casamento, você pode colocar as fotos dos pedidos com várias páginas e daí a pessoa decide o que ela vai querer dar e deposita o valor em conta pela internet por meio de mecanismos seguros. Assim o convidado fica limitado a dar somente o quanto realmente vale os artigos que estão sendo solicitados.

Caso vá optar por listas de casamentos virtuais deixe bem claro como funciona para os convidados  para que eles não fiquem perdidos!

site-casamento

Lista em Lojas Online

A opção mais utilizada nos casamentos é a lista online. Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, e o hábito de compra online crescendo a cada ano, realizar a compra do presente através da internet não é mais um empecilho para essa escolha.

As principais lojas de departamento possuem setores exclusivos em seus sites que ajudam os noivos a criarem a “lista de desejo”. Essa lista ficará disponível para que os convidados acessem e possam comprar aquilo que vocês escolheram.

A dica principal é entregar junto com o convite de casamento a indicação da loja onde a lista estará disponível.

Lembrancinha

As lembrancinhas de casamento são um brinde ou um item para que os convidados se lembrem do dia de casamento. Um símbolo de gratidão pela presença e contribuição para tornar o seu dia ainda mais especial possível.

As lembrancinhas podem ser feitas pela própria noiva e noivo com ajuda de amigos ou encomendadas de artesãos ou lojas especializadas. Tudo vai depender do que será entregue no dia. A lembrança precisa estar associada ao casamento e com o perfil dos noivos. Use a imaginação e criatividade!

Site de casamento

Algumas das inspirações são:

  • Latas personalizadas
  • Vasos com plantas
  • Cheirinhos para o guarda-roupa
  • Kit aromatizante
  • Latas de balas
  • Mini panelas
  • Abridor de garrafas
  • Velas
  • Biscoitos e guloseimas chiques
  • Caixas em forma de sobremesa
  • Bom-bom
  • Canecas personalizadas
  • Cortador de Pizza
  • Garrafa de vinho
  • Copo decorado
  • Caderno
  • Sabonetes

As lembrancinhas também são bem vindas para quem vai casar no civil, pois mesmo que essa cerimônia seja mais restritas e intimista, ainda mantém a simbologia de agradecimento aos convidados. As regras para as lembrancinhas do civil são as mesmas: criativas e que combine com o perfil dos noivos.

Alianças

As alianças de casamento são extremamente pessoais e uma decisão do casal. Apesar de ser uma responsabilidade mais do noivo do que da noiva (ou não, depende do casal), a mulher também pode (e deve) dar algumas dicas sobre suas preferências, afinal, será um símbolo que carregará no seu dia a dia.

Alianças de casamento

Dê dicas ao seu noivo de suas preferências: de prata, ouro branco, tradicionais, mais finas, mais grossas, com brilho ou sem, com a data impressa ou não. São todas coisas que você pode sinalizar!

Os modelos tradicionais continuam entre os preferidos, porém, para casamento não tem regra. Hoje em dia a vontade de personalizar de acordo com o estilo do casal é muito grande – e as alianças não precisam ser idênticas. A feminina pode ser de uma forma e a masculina de outra, por exemplo. Lembre-se, apenas, de escolher algo que esteja dentro do viável para utilizar todos os dias.

As anatômicas são as mais confortáveis, são lisas no interior sem machucar ou causar alergias. As polidas (modelo mais utilizado) são mais brilhantes e podem ser chatas no quesito manutenção. As escovadas são opacas e mais discretas, ótimas para que não gosta de nada muito chamativo.

Dicas para escolher a madrinha e padrinho

Madrinhas de casamento

Os padrinhos e madrinhas, são pessoas importantes para a vida do casal – vão muito além de um presente mais requintado. Ao convidar alguém para exercer essa função no casamento, você estará confiando em pessoas que saberão ajudar nos momentos de crises ou dificuldades. Também são os primeiros da lista nas comemorações importantes que envolvem a vida do casal.

Por tudo que foi dito acima, seja criterioso na escolha. Não há um numero ideal de padrinhos e madrinhas, mas sem exageros, pois todo o excesso é desnecessário.

Outra dica é sempre o bom senso nas escolhas. Por exemplo, não faz sentido convidar a namorada do seu irmão que está somente a três meses na família, pois essa relação ainda não é sólida o suficiente para que você possa ter certeza da escolha. Pense bem antes de formalizar os convites!

A dica final é bem legal! Se todos os padrinhos e madrinhas não se conhecerem promova um jantar ou evento para que tenham oportunidade de se conhecer, criando uma relação mais próxima entre todos os envolvidos.

Como escolher padrinhos para casamento

Buffet de Casamento

Na hora de escolher a comida o segredo está sempre em pensar o estilo do casamento. Em um evento mais rústico, por exemplo, servir polenta pode ser interessante, no entanto, em ocasiões mais sofisticadas pode ficar um pouco estranho. O buffet deve conter a comida preferida do casal, por isso, pensar no estilo do casamento com base no que será servido é uma ótima opção.

Certa vez fui em um casamento ao ar livre, numa chácara onde os noivos não abriram mão de servir costela durante o jantar. Será que essa mesma costela combinaria em um restaurante mais chique? Acho que não, né? Por isso, escolher o cardápio que agrade, mas que esteja em sintonia com o ambiente, é fundamental para criar empatia com os convidados.

A dica principal para o buffet de casamento é contratá-lo com um bom tempo de antecedência. Isso garantirá que aquele serviço que você tem interesse estará disponível para o dia do seu casamento. Tenha também já certo o número de convidados, pois a cobrança será feita a partir desse dado.

É comum que seja feita comida para 10% a mais de pessoas, porém, será cobrado caso o número extrapole o contratado (mesmo com a comida excedente). E se mutias pessoas faltarem no dia, no dinheiro não é devolvido, afinal, a comida foi feita para o número contratado.

A contratação de uma equipe de garçons é indispensável, mesmo com a escolha por um buffet onde as pessoas vão se servir por conta. Os garçons ficarão responsáveis por servir as bebidas, tirar os objetos utilizados das mesas e ajudar em qualquer eventualidade.

Doces

Os doces de casamento podem ser criativos, mas não precisam ser exagerados. Talvez quatro ou cinco opções de docinhos para uma festa são suficientes. A preferência deve ser para os sabores preferidos do casal. Uma mesa de doces é imprescindível, eles dão graça para festa e são verdadeiras sensações.

E a criatividade conta muito na escolha dos doces. Pode ser servido cookies, os tradicionais dois amores e até o famoso brigadeiro.

doces-casamento

Entre as principais escolhas de doces, podemos destacar: bem-casados, olho de sogra, brigadeiros gourmet, copinhos, cupcakes, torta de limão, beijinho, dois amores, trufas, camafeu de nozes, macarons, alfajor e donuts.

O mercado de doces tem muitas variações de preço, por tanto, sempre faça comparações de orçamento e conheça bem suas opções – uma degustação prévia é fundamental.

Álbum de casamento

Momentos tão inesquecíveis precisam ser lembrados, por isso, a contratação de um fotógrafo profissional é tão importante. Antes de realizar a contratação veja o portfólio para se certificar de que ele tem qualificação e equipamento que suporte o tipo de evento que você vai fazer. Uma festa ao ar livre, por exemplo, precisa de muito mais preparo, às vezes iluminação (as famosas girafas) e tipos de flash para captar imagens mesmo depois do anoitecer e sob a escassa luz do luar.

Geralmente o álbum de fotos é fechado por uma quantidade de fotos em especial. No entanto, certifique-se de que ele também lhe entregará um pendrive ou memória com a versão digital – assim, você pode presentear as pessoas mais próximas com os registros especiais do grande dia.

Album de casamento


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply